1) EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA, NA UNIVERSIDADE E NO LABORATÓRIO DE PESQUISA

Estudos relativos ao campo da didática das ciências que envolvem investigação dos problemas do ensino e da aprendizagem das ciências, referenciados nos saberes da ciência, da filosofia, da história da ciência e das ciências da educação.

Corpo docente que participa dessa linha:

Ana Paula Souza Votto
Celiane Costa Machado
Elaine Corrêa Pereira
Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho
Gionara Tauchen
Jaqueline Ritter
João Alberto da Silva
Karin Ritter Jelinek
Luiz Fernando Mackedanz
Marlene Rios Melo
Maria do Carmo Galiazzi
Mauren Porciúncula
Valmir Heckler
 
 
2) EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: IMPLICAÇÕES DAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS NA CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS

Investigação dos efeitos das práticas sociais processadas em diferentes instâncias - laboratório, salas de aula, na universidade e na escola, mídia, entre outras, visando compreender como os discursos e as práticas atuam na produção de “verdades” e de sujeitos. Para tanto, utiliza-se de autores vinculados ao campo dos Estudos Culturais e Estudos Culturais em Ciências, nas suas vertentes pós-estruturalistas.

Corpo docente que participa dessa linha:

Joanalira Corpes Magalhães
Lavínia Schwantes
Márcio Rodrigo Vale Caetano
Paula Corrêa Henning
Paula Regina Costa Ribeiro
Raquel Pereira Quadrado
 

3) EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: AS TECNOLOGIAS EDUCATIVAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Estudo e desenvolvimento de metodologias e tecnologias aplicadas à educação envolvendo Formação de Professores, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Educação a Distância, Interfaces interativas.

Corpo docente que participa dessa linha:

Aline Machado Dorneles
Angélica Conceição Dias Miranda
Cleiva Aguiar de Lima
Débora Pereira Laurino
Sheyla Costa Rodrigues
Silvia Silva da Costa Botelho
Suzi Samá Pinto
Tanise Paula Novello