Disciplinas
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS - MESTRADO:
09160P: Seminário de educação em ciências I
09330P - Estágio docente mestrado
09332P - Seminário de dissertação
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS - DOUTORADO:
09161P - Seminário de educação em ciências II
09328P - Estágio docente I doutorado
09329P - Estágio docente II doutorado
Obs.: as disciplinas de estágio (mestrado e doutorado) são obrigatórias apenas às/aos estudantes bolsistas. As/Os demais estudantes podem cursá-las de forma facultativa.
DISCIPLINAS OPTATIVAS - MESTRADO E DOUTORADO:
01215P - Formação de Professores em Ciências na EaD
01089P - Formação de professores: a biologia do conhecer
01135P - Seminário: práticas pedagógicas no ensino da matemática
01142P - Tendências metodológicas no ensino da matemática
01143P - Pesquisa quantitativa em educação
01144P - TE EC: Educação a distância e tecnologias
01145P - Produção do conhecimento científico
01176P - TE EC: Inovações no Ensino de Ciências
01178P - TE EC: Práticas interdisciplinares no ensino de ciências
01179P - TE EC: Leitura dirigida sobre etnomatemática
01183P - TE EC: Ensino e aprendizagem de matemática B
01185P - LD: Educação Estatística
01204P - LD: Formação docente, saberes e práticas
01210P - Perspectiva Cartográfica
01211P - Ciência, Tecnologia e Educação
01212P - Temas de física na pesquisa-formação de professores
01213P - Metodologia de Pesquisa em Ensino de Ciências
02043P - Análise qualitativa de informação discursiva
02173P - Indagação online na experimentação em ciências
02186P - Tópicos de educação química
02201P - Abordagem conceitual de química na perspectiva fenomelogica hermenêutica e narrativa
02202P - Pesquisa Narrativa na Educação
03056P - Modelagem computacional aplicada a ambientes virtuais
03058P - Seminário: Modelagem Computacional Aplicada à Educação I
03059P - Seminário: Modelagem Computacional Aplicada à Educação II
09121P - Seminário: corpo, gênero e sexualidade nas práticas educativas e culturais I
09122P - Seminário:corpo, gênero e sexualidade nas práticas educativas e culturais II
09127P - Seminário: metodologias integradoras na educação em ciência I
09128P - Seminário: metodologias integradoras na educação em ciência II
09138P - TE EC: Conversas com Maturana e Varela
09162P - Seminário: Michel Foucault e as contribuições para o campo das ciências I nível mestrado
09163P - Seminário: Michel Foucault e as contribuições para o campo das ciências II nível doutorado
09170P - Produções Científicas para o campo da educação
09172P - TE EC: Michel Foucault, desdobramentos éticos e políticos no campo educacional
09185P - Docência na educação superior
09199P - Teorias da aprendizagem e processos cognitivos
09209P - Formação de professores, saberes docentes e mediações pedagógica
09240P - TE EC: Discurso sujeito coletivo
09243P - TE EC - Leituras Dirigidas: Pensamento pedagógico em Edgar Morin
09255P - TE EC: Produção de dados na pesquisa: apresentando algumas estratégias de investigação
09256P - TE EC: Leitura Dirigida: Pensamento complexo_em_Edgar Morin II
09265P - TE EC: Educação profissional: desafios contemporâneos
09267P - TE EC: Políticas e gestão da educação superior
09283P - Artefatos culturais na educação
09282P - Corpos, subjetividade e docência
09289P - Análise textual discursiva
09294P - TE EC: Cérebro, emoção e comportamento
09308P - LD: A linguagem em uma abordagem dialógica na educação em ciências
09310P - Ensino e aprendizagem de matemática A
09319P - LD: Dialogando com estudiosos as queer
09320P - LD: Estudos culturais e foucaultianos
09327P - Pensamento complexo e formação de professores
09336P - Currículo e avaliação no ensino de ciências e matemática para criança
09337P - LD: Estudos culturais e foucaultianos na ciência e na educação
09341P - Formação: Gênese, Historicidade e Possibilidades Conceituais
09342P - TE EC: Método Clínico como instrumento de investigação e análise em pesquisa no ensino
09346P - LD: Estudos em Avaliação
09347P - TE EC: Transdiversidades e regimes escolares: impasses, possibilidades, composições
09348P - História, Ciência e Marginalidades Sexuais
09349P - TE EC: Estudos Culturais e Foucaultianos na ciência e educação I
09350P - TE EC: Cinema como pedagogia cultural: interfaces com gênero e sexualidade
09361P - Conhecimento e educação em Ciências na perspectiva do pensamento complexo
09371P - A Abordagem Histórico-Cultural na Constituição dos Sujeitos, Professor e Aluno
09387P- Estudos Culturais e Foucaultianos na ciência e educação I
09260P: TE ED: Análise de dados na pesquisa
Nova - Pensamento Computacional e Algoritmos na Educação em Ciências
09386P - Estudos culturais e Foucautianos na ciência e educação
Eventos
Aula aberta - Poder, Resistência e Contraconduta em Michel Foucault - 05/07/2019
Cirandar: rodas de investigação desde a escola 2019
XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática - 14 a 17/07/2019
I Seminário de Ciência Política da UFPEL - 22 e 23/08/2019
5ª Jornada de Estudos da Linguagem - 02 a 06/09/2019
XIV Congresso Nacional de Educação – EDUCERE - 16 a 19/09/2019
II Congreso de agua ambiente y energía - 25 a 27/09/2019
2º Congresso Luso-Brasileiro sobre Autismo e Educação Inclusiva - 28 a 30/09/2019
IX Encontro Regional de Biologia da região Sul (IX EREBIO SUL) - 15 a 17/10/2019
II Simpósio Nacional de Epistemologia Qualitativa e Subjetividade - 22 a 25/10/2019
VII Seminário Inovações Curriculares - 29 a 31/10/2019
9ª Conferência - FORGES - 20 a 22/11/2019
Atas
Dissertações de Mestrado 2014
DISCENTE |
TÍTULO |
ORIENTADOR/BANCA |
André Maio Ezedin Pinho |
A contextualização no ensino de química ao longo de 15 anos da revista Química Nova na Escola |
Maria do Carmo Galiazzi (Orientadora) |
Bruno de Oliveira e Souza |
José Geraldo Soares Damico (Orientador) |
|
Charles dos Santos Guidotti |
Luiz Fernando Mackedanz (Orientador) |
|
Clériston Ribeiro Ramos |
João Alberto da Silva (Orientador) |
|
Indira Saad Brum |
Méri Rosane Santos da Silva (Orientadora) |
|
Juliana Saraçol Sassi |
Educação do campo e ensino de ciências: a horta escolar interligando saberes |
Renata Hernandez Lindemann (Orientadora) |
Leonardo Trápaga Abib |
Crônicas urbanas: consultório na rua, população em situação de rua, clínica menor e outras histórias |
José Geraldo Soares Damico (Orientador) |
Maria Amorim Coury |
Gionara Tauchen (Orientadora) |
|
Melissa Orlandin Nunes |
Divulgação científica da neurociência: uma possibilidade de contribuir para a autopercepção na infância |
Fernanda Hammes de Carvalho (Orientadora) |
Niuza Vieria Corrêa |
Gionara Tauchen (Orientadora) |
|
Renata da Silva Peixoto |
O educador físico como mediador do habitus motriz: uma abordagem neuroeducacional |
Fernanda Hammes de Carvalho (Orientadora) |
Sandra Christ Hartwig |
Elaine Corrêa Pereira (Orientadora) |
Dissertações de Mestrado 2015
DISCENTE |
TÍTULO |
ORIENTADOR/BANCA |
Andrei Steveen Moreno Rodriguez |
Maria do Carmo Galiazi (Orientadora) |
|
Cleiton Pons Ferreira | As ferramentas do pensamento como estratégia de aprendizagem para o estímulo e desenvolvimento da criatividade com alunos do ensino técnico e tecnológico | Fernanda Antoniolo de Carvalho (Orientadora) Anne Pinheiro Leal Cleiva Aguiar de Lima Marcio Roberto Machado da Silva |
Daiane Lemos de Sá | Elaboração e análise de um instrumento para verificar informações acerca do letramento estatístico de estudantes concluintes do Ensino Médio | Mauren Porciuncula Moreira da Silva (Orientadora) Irene Carzola Suzi Samá Pinto |
Juliana Hartleben da Costa | O ensino de Ciências e a Educação inclusiva nos anos iniciais: práticas pedagógicas a partir do planejamento cooperativo | Joao Alberto da Silva (Orientador) Fernanda Antoniolo de Carvalho Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez |
Liane Serra da Rosa | Os desafios da formação dos professores de Ciências para o Ensino Fundamental | Luiz Fernando Mackedanz (Orientador) Ana Paula de Souza Votto Renata Hernandez Lindemann |