Líder do Nós do Sul - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Identidades, Currículos e Culturas, graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado e doutorado em educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Como parte dos estudos de pós-graduação, realizou estágio no Programa de Estudios Feministas do Centro de Investigaciones Interdisciplinarias en Ciencias y Humanidades da Universidad Nacional Autónoma de México (CEIICH- UNAM). Professor de Políticas Públicas da Educação na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), orienta investigações desenvolvidas nos Programas de Pós-graduação em Educação e em História. A partir dos estudos feministas, decoloniais e queer, os temas de interesse e de pesquisa são: 1. desigualdades e marcadores sociais de diferenças; 2. currículos e culturas; 3. masculinidade(s)/homens; 4. população lésbica, gay, bissexual, travesti e transexual e 5. Gênero. É co-editor da Revista Momento: diálogos em educação. Entre 2013 e 2014, ocupou a secretaria executiva da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura ? ABEH - e a suplência no Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de LGBT da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Atualmente é membro do Conselho Superior (CONSUN) da FURG.

 

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750545A9

 

 

 
Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Possui experiência e interesse na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em ciência, formação de professores e ensino de Biologia. Desenvolve projetos e estudos em educação em ciência no Grupo de Estudos de Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia (GEECAF), no Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (NUEPEC), ambos lotados no Centro de Educação Ambiental e Ensino de Ciências e Matemática (CEAMECIM) da FURG.
 

Professora adjunta da Escola de Química e Alimentos (EQA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestrado (2011) e doutorado (2015) em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ/RS com um período de doutorado Sanduiche na Universidade Autónoma de Madrid (UAM) na Espanha. Possui graduação em Ciências Plenas - Habilitação em Química - UNIJUÍ/RS (2001) e Especialização em Gestão e Apoio Pedagógico na Escola Básica - Ênfase em Administração e Supervisão Escolar pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ/RS (2003). Tem experiência na Educação Básica: Direção e Supervisão Escolar, professora de Ciências e Matemática no Ensino Fundamental e Química no Ensino Médio. Atualmente atua na formação de professores de Química, com práticas pedagógicas, Estágio supervisionado, Química Geral e Fundamentos Químicos. Desenvolve pesquisa em Educação na área de Formação de Professores e desenvolvimento de Currículo com ênfase na abordagem histórico-cultural.

Currículo Lattes

Atualmente professora adjunta III do curso de licenciatura em Educação do Campo pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Professora adjunta do curso de Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Sergipe (UFS/2010-2015). Professora pesquisadora cadastrada no Núcleo de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Matemática da UFS, a partir de agosto/2010. Orientadora de projetos de Iniciação Científica, com bolsistas PIBIC e PIIC. Possui experiência na área de Educação Química, pesquisando e orientando sobre os seguintes temas:: ensino de química; química verde; educação com ênfase curricular CTSA; formação de professores; modelos em química; alfabetização científica. Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2006-2010). Mestre em Química Inorgânica com linha de pesquisa em Ensino de Química pela Universidade Estadual de Campinas (1999-2002). Graduação em Química Bacharel pela Universidade de São Paulo (1982); Graduação em Química Modalidade Tecnológica pela Universidade de São Paulo (1983). Licenciatura em Química pela Faculdade Oswaldo Cruz (2002). 
 

Doutor em Educação em Ciências pelo PPG Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre em Ensino de Física pelo IF da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Administração de Recursos Humanos, Licenciado em Ciências: Habilitação em Física e Matemática. Possui experiência docente no Ensino de Ciências na Educação Básica, Ensino Superior e Gestão de Curso de graduação. Docente da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) na área de Ensino de Física e Educação a Distância. Temáticas principais de Pesquisa: TIC na Educação em Ciências; Educação a Distância (EaD), Pesquisa-formação Online de Professores, Experimentação em Ciências, Indagação Online, Projetos Investigativos na Escola.

Currículo Lattes