DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS - MESTRADO:

09160P: Seminário de educação em ciências I

09330P - Estágio docente mestrado

09332P - Seminário de dissertação

 

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS - DOUTORADO:

01186P - Seminário de tese 

09161P - Seminário de educação em ciências II

09328P - Estágio docente I doutorado

09329P - Estágio docente II doutorado

 

Obs.: as disciplinas de estágio (mestrado e doutorado) são obrigatórias apenas às/aos estudantes bolsistas. As/Os demais estudantes podem cursá-las de forma facultativa.

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS - MESTRADO E DOUTORADO:

01215P - Formação de Professores em Ciências na EaD

01089P - Formação de professores: a biologia do conhecer

01135P - Seminário: práticas pedagógicas no ensino da matemática

01142P - Tendências metodológicas no ensino da matemática

01143P - Pesquisa quantitativa em educação

01144P - TE EC: Educação a distância e tecnologias

01145P - Produção do conhecimento científico

01176P - TE EC: Inovações no Ensino de Ciências

01178P - TE EC: Práticas interdisciplinares no ensino de ciências 

01179P - TE EC: Leitura dirigida sobre etnomatemática

01183P - TE EC: Ensino e aprendizagem de matemática B

01185P - LD: Educação Estatística

01204P - LD: Formação docente, saberes e práticas

01210P - Perspectiva Cartográfica

01211P - Ciência, Tecnologia e Educação

01212P - Temas de física na pesquisa-formação de professores

01213P - Metodologia de Pesquisa em Ensino de Ciências

02043P - Análise qualitativa de informação discursiva

02173P - Indagação online na experimentação em ciências

02185P - A perspectiva curricular CTS nos cursos de formação de professores de química e de ciências naturais

02186P - Tópicos de educação química

02201P - Abordagem conceitual de química na perspectiva fenomelogica hermenêutica e narrativa

02202P - Pesquisa Narrativa na Educação

03056P - Modelagem computacional aplicada a ambientes virtuais

03058P - Seminário: Modelagem Computacional Aplicada à Educação I

03059P - Seminário: Modelagem Computacional Aplicada à Educação II

09121P - Seminário: corpo, gênero e sexualidade nas práticas educativas e culturais I

09122P - Seminário:corpo, gênero e sexualidade nas práticas educativas e culturais II

09123P - Seminário: grupo mirar: formação de professores de ciências articulada ao desenvolvimento curricular I

09124P - Seminário: grupo mirar: formação de professores de ciências articulada ao desenvolvimento curricular II

09127P - Seminário: metodologias integradoras na educação em ciência I

09128P - Seminário: metodologias integradoras na educação em ciência II

09138P - TE EC: Conversas com Maturana e Varela

09162P - Seminário: Michel Foucault e as contribuições para o campo das ciências I nível mestrado

09163P - Seminário: Michel Foucault e as contribuições para o campo das ciências II nível doutorado

09170P - Produções Científicas para o campo da educação

09172P - TE EC: Michel Foucault, desdobramentos éticos e políticos no campo educacional

09185P - Docência na educação superior

09199P - Teorias da aprendizagem e processos cognitivos

09209P - Formação de professores, saberes docentes e mediações pedagógica

09240P - TE EC: Discurso sujeito coletivo

09243P - TE EC - Leituras Dirigidas: Pensamento pedagógico em Edgar Morin

09255P - TE EC: Produção de dados na pesquisa: apresentando algumas estratégias de investigação

09256P - TE EC: Leitura Dirigida: Pensamento complexo_em_Edgar Morin II

09265P - TE EC: Educação profissional: desafios contemporâneos

09267P - TE EC: Políticas e gestão da educação superior

09283P - Artefatos culturais na educação

09282P - Corpos, subjetividade e docência

09289P - Análise textual discursiva

09294P - TE EC: Cérebro, emoção e comportamento

09308P - LD: A linguagem em uma abordagem dialógica na educação em ciências

09310P - Ensino e aprendizagem de matemática A 

09319P - LD: Dialogando com estudiosos as queer

09320P - LD: Estudos culturais e foucaultianos

09327P - Pensamento complexo e formação de professores

09336P - Currículo e avaliação no ensino de ciências e matemática para criança

09337P - LD: Estudos culturais e foucaultianos na ciência e na educação

09341P - Formação: Gênese, Historicidade e Possibilidades Conceituais

09342P - TE EC: Método Clínico como instrumento de investigação e análise em pesquisa no ensino

09346P - LD: Estudos em Avaliação

09347P - TE EC: Transdiversidades e regimes escolares: impasses, possibilidades, composições

09348P - História, Ciência e Marginalidades Sexuais

09349P - TE EC: Estudos Culturais e Foucaultianos na ciência e educação I

09350P - TE EC: Cinema como pedagogia cultural: interfaces com gênero e sexualidade

09361P - Conhecimento e educação em Ciências na perspectiva do pensamento complexo

09371P - A Abordagem Histórico-Cultural na Constituição dos Sujeitos, Professor e Aluno

09387P- Estudos Culturais e Foucaultianos na ciência e educação I

09260P: TE ED: Análise de dados na pesquisa

Nova - Pensamento Computacional e Algoritmos na Educação em Ciências

09386P - Estudos culturais e Foucautianos na ciência e educação

 

DISCENTE

TÍTULO

ORIENTADOR/BANCA

André Maio Ezedin Pinho

A contextualização no ensino de química ao longo de 15 anos da revista Química Nova na Escola

Maria do Carmo Galiazzi (Orientadora)
Moacir Langoni de Souza
Renata Hernandez Lindemann

Bruno de Oliveira e Souza

Lições do Rio Grande: a “boa pedagogia” nos discursos sobre a produção de um currículo para a educação física escolar

José Geraldo Soares Damico (Orientador)
Felipe Quintão de Almeida
Luiz Felipe Alcântara Hecktheuer
Méri Rosane Santos da Silva

Charles dos Santos Guidotti

Investigando a inserção das tecnologias na formação inicial dos professores de física nas universidades federais do Rio Grande do Sul

Luiz Fernando Mackedanz (Orientador)
Tanise Paula Novelo
Jackson Luís Martins Cacciamani

Clériston Ribeiro Ramos

Panorama da Educação em Ciências no cenário brasileiro

João Alberto da Silva (Orientador)
Paula Regina Costa Ribeiro
Roberto Nardi

Indira Saad Brum

Da nomeação às práticas de prostituição : um olhar sobre travestis e transexuais a partir de artigos científicos encontrados na Scielo

Méri Rosane Santos da Silva (Orientadora)
Fernando Seffner
Joanalira Corpes Magalhaes

Juliana Saraçol Sassi

Educação do campo e ensino de ciências: a horta escolar interligando saberes

Renata Hernandez Lindemann (Orientadora)
Carmo Thum
Juliana Rezende Torres
Maria do Carmo Galiazzi
Simoni Tormohlen Gehlen

Leonardo Trápaga Abib

Crônicas urbanas: consultório na rua, população em situação de rua, clínica menor e outras histórias

José Geraldo Soares Damico (Orientador)
Analice de Lima Palombini
Luiz Fernando Silva Bilibio
Méri Rosane Santos da Silva

Maria Amorim Coury

Ações do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2005-2010 para a redução de assimetrias regionais: avaliação dos instrumentos criados pela CAPES

Gionara Tauchen (Orientadora)
Paula Regina Costa Ribeiro
Altair Alberto Fávero

Melissa Orlandin Nunes

Divulgação científica da neurociência: uma possibilidade de contribuir para a autopercepção na infância
(Anexos)

Fernanda Hammes de Carvalho (Orientadora)
Carolina Baptista Menezes
Gilma Santos Trindade

Niuza Vieria Corrêa

Avaliação das estratégias da gestão da pós-graduação a partir do Programa de Excelência Acadêmica (Proex)

Gionara Tauchen (Orientadora)
Altair Alberto Fávero
Sheyla Costa Rodrigues

Renata da Silva Peixoto

O educador físico como mediador do habitus motriz: uma abordagem neuroeducacional

Fernanda Hammes de Carvalho (Orientadora)
Renata Menezes Rosat
Sheyla Costa Rodrigues

Sandra Christ Hartwig

Formação continuada de professores: um olhar sobre as práticas pedagógicas na construção de conhecimentos geométricos

Elaine Corrêa Pereira (Orientadora)
Celiane Costa Machado (Co-orientadora)
Antonio Mauricio Medeiros Alves
Mauren Porciuncula Moreira da Silva

DISCENTE

TÍTULO

ORIENTADOR/BANCA

Andrei Steveen Moreno Rodriguez

Educação química com enfoque CTS para a formação cidadã: caminhos percorridos nas licenciaturas da UPN e da Furg (Colômbia-Brasil)

Maria do Carmo Galiazi (Orientadora)
Cleiva Aguiar de Lima
Leonardo Fabio Martínez Pérez

Cleiton Pons Ferreira As ferramentas do pensamento como estratégia de aprendizagem para o estímulo e desenvolvimento da criatividade com alunos do ensino técnico e tecnológico Fernanda Antoniolo de Carvalho (Orientadora)        
Anne Pinheiro Leal     
Cleiva Aguiar de Lima     
Marcio Roberto Machado da Silva
Daiane Lemos de Sá Elaboração e análise de um instrumento para verificar informações acerca do letramento estatístico de estudantes concluintes do Ensino Médio Mauren Porciuncula Moreira da Silva (Orientadora)    
Irene Carzola     
Suzi Samá Pinto
Juliana Hartleben da Costa O ensino de Ciências e a Educação inclusiva nos anos iniciais: práticas pedagógicas a partir do planejamento cooperativo Joao Alberto da Silva (Orientador)
Fernanda Antoniolo de Carvalho
Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez
Liane Serra da Rosa Os desafios da formação dos professores de Ciências para o Ensino Fundamental Luiz Fernando Mackedanz (Orientador)
Ana Paula de Souza Votto    
Renata Hernandez Lindemann